segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

XADREZ EM PIRAÍ - RJ

Piraí oferta xadrez para
crianças em situação de risco

As secretarias municipais de Esportes e Lazer e Emprego, Trabalho e Promoção Social de Piraí do Sul, nos Campos Gerais, se uniram para ofertar diretamente no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), a partir de fevereiro, aulas de xadrez especialmente dedicadas a crianças que se encontram em situação de risco social.

Segundo a secretária de Emprego, Trabalho e Promoção Social, Johana Elisa Ruppert Krubniki, a ideia principal do projeto é fortalecer vínculos através do atendimento a crianças em vulnerabilidade social.

“Estamos muito contentes em poder oferecer o xadrez para estas crianças, por ter a modalidade um grande apelo no esporte de rendimento. Isso também está sendo feito na área escolar e tudo, absolutamente tudo, passa pela questão social. Como é preciso levar o esporte a todas as camadas sociais, entendemos que o xadrez pode ser usado como uma ótima ferramenta para ajudar no desenvolvimento das crianças atendidas pelo CRAS”, destaca.

O projeto

O trabalho será desenvolvido a partir de um tabuleiro didático-pedagógico que é fruto do TCC dos alunos Evandro Valencio e Leandro da Silva, que foram orientados pelo professor Phd Wilson da Silva, de Curitiba.

Além da questão social, serão observadas crianças que venham a se destacar no projeto, de forma a direcioná-las, conforme seu potencial, para o esporte de rendimento. O trabalho será desenvolvido pelo acadêmico de Educação Física, Wesley Barreto, em conjunto com o coordenador municipal da modalidade, Maurides Júnior.

Xadrez Escolar

Iniciado em 2016, o projeto continuará a ser realizado nesse ano e as escolas interessadas em desenvolvê-lo já podem procurar a SEEL.

Coordenado pelos professores Maurides Junior e Claudete Daher Neufeldt, auxiliados pelo acadêmico Wesley Barreto, o projeto rendeu frutos em seu primeiro ano de execução ao apresentar a comunidade desportiva novos talentos que, inclusive, já estão competindo pelo Município.

Nenhum comentário: