quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

JOÃO CÂMARA-RN

ROBERTO ANDRADE NO IFRN
Campus João Câmara terá sua primeira simultânea

Campeonato contará com a participação do Mestre FIDE Roberto Andrade Campus João Câmara terá sua primeira simultânea

A cidade de João Câmara sediará sua primeira simultânea de xadrez no próximo sábado (4), às 15h, no Campus João Câmara. O simultanista será o Mestre FIDE Roberto Andrade que duelará contra 25 enxadristas.

As 25 vagas serão preenchidas, preferencialmente, com os membros da equipe de xadrez de João Câmara. As vagas remanescentes serão disponibilizadas para o público local e municípios vizinhos. As inscrições podem ser feitas através do site da equipe de xadrez http://www2.ifrn.edu.br/xadrezascegasjc/ ou pelo telefone (84) 96238891.


A simultânea no xadrez é uma modalidade do xadrez que chama a atenção pela sua dificuldade. Ela funciona da seguinte forma: as mesas dos enxadristas ficam dispostos em um retângulo e o simultanista fica no centro. Ele faz o lance com o primeiro adversário, indo para a segunda partida. Novamente faz o lance e vai para a terceira. Isso se repete sucessivamente até ele retornar ao primeiro tabuleiro. Só neste momento, é que o primeiro adversário responde ao primeiro lance. E assim sucessivamente. Essa dinâmica perdura até o final de todas as partidas.

Para ter o título de Mestre FIDE é preciso alcançar um alto desempenho no xadrez que é medido através de um rating. Atualmente no Brasil, menos de 100 enxadristas alcançaram tal honra. O Rio Grande do Norte possui seis MF (Mestre FIDE) e Roberto Andrade é um deles. É possível encontrá-lo jogando quase toda semana no clube de xadrez Academia Damasceno.

IFRN CAMPUS DE JOÃO CÂMARA
SEDIARÁ O 17º INTERIORANO DE XADREZ

FONTE: http://portal2.ifrn.edu.br/joaocamara/noticias/campus-joao-camara-tera-sua-primeira-simultanea-de-xadrez-com-o-mestre-fide-roberto-andrade

Nenhum comentário: