domingo, 8 de maio de 2011

TORNEIO ENSV 84 ANOS

TORNEIO ENSV 84 ANOS
07 de maio de 2011

SUB 11

1º João Paulo Morais


2º Lucas Santos


3º William Marcelino


4º Murilo Melo

5ª Marylya Morais

6º Pedro Santos


7º Bruno Leão


8º Caio Bruno



SUB 13

1º Pedro Lucas

2º Michael Xavier (Pataxó)


3º André Varela


4º Leonardo Machado

5º Acineto Lopes


6º Denys Medeiros


7º Messias Bezerra



TORNEIO PRINCIPAL
1º Tiago Fernandes

2º Thales Bruno

3º Sylvyo André


4º Euller Machado


^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

QUANDO CÂMARA CASCUDO ESTEVE NO ENSV

Educandário Nossa Senhora das Vitórias
Fundado em 1927 e a visita ocorreu em 1934

No livro “Viajando o Sertão” (Imprensa Oficial- 1934) é composto por dezoito crônicas, que narram a viagem realizada por Luis da Câmara Cascudo, no período de 16 a 29 de maio de 1934, ao interior do Estado do Rio Grande do Norte. Cascudo faz esta viagem a convite do Interventor Federal Mário Câmara e ingressa na comitiva oficial composta por mais outras quatro personalidades ligadas a Educação, a Agricultura e Açudagem; Anfilóquio Câmara (Diretor geral do departamento de Educação), Antônio Soares Júnior (Prefeito de Mossoró), Alcides Franco (Chefe da segunda seção técnica do Serviço de Plantas Têxteis) e Oscar Guedes (inspetor do mesmo Serviço). Em 1934, Luis da Câmara Cascudo, ocupava o cargo de Chefe Provincial do Integralismo.

Câmara Cascudo

No relato sobre sua passagem por Açu Cascudo narra sua visita ao Educandário Nossa Senhora das Vitórias, na época Colégio.

“Pela manhã tivemos a linda festa do Colégio de Nossa Senhora das Vitórias. A vitória maior é viver aquelas freiras ilustres, quase todas nórdicas, num clima ardente como o do Açu. O Colégio é uma maravilha de ordem, disciplina, rendimento educacional e beleza de espírito. Sente-se que ali se trabalha para receber no outro Mundo paga maior.



Não quero citar nomes para livrar-me de esquecer algum. O programa da festa é moderno, com cânticos, danças ginásticas, declamações melo comentadas á órgão, saudações em conjunto. O Interventor não contem uma admiração que está em todos nós. Recebe, com o Anfiloquio, grande protetor do Colégio, ramos de rosas e palmas que não acabam. E o rubro Diretor Geral do Departamento de Educação, tremendo de gratidão puríssima, faz um discurso ótimo. Não ha nada como a emoção. Anfiloquio historía sua vida, alude a fatos, festas que recebera e termina fazendo um apelo á Divina Padroeira do Colégio, pedindo-lhe força e alegria para continuar sem desfalecimento seu programa de realização, tal qual mente lhe confiara o Interventor. Palmas. Visitas ás dependências. O salão de cultura física merece elogios. Levo meus parabéns a madre Cristina Vlastuik que sorri. Uma linda festa.”

Fonte: Viajando o Sertão, Câmara Cascudo, Ed. Imprensa Oficial, 1934 1ª Edição.

Nenhum comentário: