segunda-feira, 4 de abril de 2011

AÇU TEM DOIS CAMPEÕES ESTADUAIS


Açu tem dois campeões estaduais

Galeria dos Campeões do CXEB

CEI - Campeonato Estadual Individual
Campeonato do Rio Grande do Norte

I CEI RN - Wilson Roberto M. Pereira (Natal)
II CEI RN - Cleando Cortez Gomes Filho (Açu)
III CEI RN - Milton da Cunha Fernandes (Natal)
IV CEI RN - Jackson Douglas Fonseca (Açu)

Cleando Cortez
iniciou no CXEB em 1987




CXEB - Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo


INFORMAÇÕES SOBRE O XADREZ POSTAL PELA INTERNET E POR VIA POSTAL


O QUE É O XADREZ NO SERVIDOR (SALA DE XADREZ NA INTERNET) ?
É a prática de xadrez em que os lances são transmitidos na sala de xadrez do CXEB na internet.

O QUE É O XADREZ POSTAL ?
É a prática do xadrez em que os lances são transmitidos por carta.

COMO PRATICÁ-LO ?
Xadrez no Servidor (sala de xadrez na internet): Os jogadores acessam a sala de xadrez do CXEB na internet e efetuam seu lance em um tabuleiro virtual.

Xadrez Postal: Os jogadores enviam seus lances por carta, usando os mesmos sistemas usuais de anotação do xadrez ao vivo. Descritivo - 1) P4R, P4R; 2) C3BR, C3BD; ou Algébrico - 1) e4, e5; 2) Cf3, Cc6; ou Numérico - 1) 5254, 5755; 2) 7163 2836. Este último sistema é bastante usado nas competições internacionais.

Os torneios são regidos por regulamentos e regras próprias, que estabelecem, entre outras condições, o Tempo de Reflexão (dias que são permitidos para refletir e responder a um lance, a partir da data do recebimento da carta/servidor do parceiro), e a duração dos torneios, em geral de um ano e meio (para o xadrez postal) e um ano (para o xadrez pelo servidor). Cada enxadrista enfrenta, simultaneamente, a todos os parceiros de seu grupo.

COMO FAZER PARA PRATICÁ-LO ?
- No Brasil, o xadrez postal / servidor é dirigido pelo Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro - CXEB, reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), filiado à Internacional Correspondence Chess Federation (ICCF), entidade internacional de xadrez postal / servidor.


COMO ASSOCIAR-SE AO CXEB ?
- Basta preencher a proposta de sócio e enviar ao Clube e você receberá todas as informações necessárias.


PAGA ALGUMA TAXA ?
- Sim, uma contribuição anual de R$ 72,00. Menores de 19 anos e maiores de 65 anos podem, se quiserem, pagar somente a metade deste valor, portanto R$ 36,00. A remessa do numerário pode ser feita por cheque comum (cruzado, nominal ao Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro), depósito em conta corrente ou Vale Postal.


O QUE OFERECE O CXEB ?
- Torneios ! Amigos ! Diversão de Primeira Qualidade ! Veja:

a) Torneios de Classificação - TC: onde o associado define a sua categoria dentro do Clube: Aberta, Especial ou Superior. A categoria Aberta são torneios com grupos de 7 participantes, enquanto que as categorias Especial e Superior, com grupos de 11 jogadores. Os dois primeiros colocados de cada grupo são promovidos para a categoria seguinte, e os que não obtiverem 1/3 dos pontos possíveis voltam à categoria anterior. Ao se inscrever num TC pela primeira vez, o associado jogará na categoria Aberta. É permitido jogar, simultaneamente, até 3 grupos da mesma categoria.
b) Torneios Temáticos - Com 7 participantes, estes torneios têm início sempre que se completa um grupo de uma determinada abertura. Temos vários temas disponíveis, sendo renovados periodicamente.
c) Campeonato Brasileiro - Na fase preliminar poderão participar todos os associados, em dia com suas obrigações estatutárias, independente da categoria em que se encontrem.
d) Taça Brasil - Torneio aberto a sócios e não-sócios, sem restrição de categoria, realizado a cada 2 anos. Uma das maiores competições do xadrez postal mundial !
e) Outros Torneios - Temos ainda: Torneios por Equipes, Torneios para Veteranos, Jovens e Mulheres, Campeonatos Estaduais e Competições Internacionais.

Para a descrição completa dos torneios do CXEB, vide Regulamentos dos Jogos.

Cleando Cortez
1990



COMO PARTICIPAR DOS TORNEIOS - Consulte a seção Informações para Inscrição em Torneios ou diretamente na sala de xadrez do CXEB. Os inscritos em qualquer torneio receberão o emparceiramento, com nome e endereço de seus adversários, data do início da competição e outras informações.

MAIS ALGUMA COISA ? - Sim, a cada dois meses os associados recebem, gratuitamente, uma revista contendo os resultados dos torneios, partidas, artigos e muitas informações úteis sobre Regras, Torneios, etc.

<><><><><><><><><><><><><><><><>

TAÇA BRASIL INDIVIDUAL SÉRIE 2011
FASE PRELIMINAR

INSCRICÕES ABERTAS ATÉ 30 de ABRIL de 2011
INICIO PREVISTO A PARTIR DE: 20 de MAIO 2011

CONDIÇÕES:
A Taça Brasil é um torneio aberto, nele podendo se inscrever sócios de todas as categorias e não sócios. Para jogar as fases semifinal e final é necessário ser associado ativo do CXEB.

Será permitida a inscrição em até 03 (três) grupos, numa mesma versão ou na soma das versões (PO, SD ou EM).

Os grupos serão formados para início a partir de 31/03/09, na medida em que as inscrições forem feitas, observada a conveniência de equilibrar as forças dos grupos.

Os grupos serão formados com 9 ou 11 jogadores, classificando-se 4 (quatro) jogadores por grupo para a disputa de uma das Semifinais a serem jogadas no ano de 2012 e seguintes.

A futura realização de uma fase semifinal da versão POSTAL, condiciona-se á existência de um mínimo de 9 (nove) candidatos entre os que obtiveram direito nas preliminares cujas inscrições ora são abertas ou direitos de outras origens, mas que se manifestem favoravelmente em jogar a versão considerada. A FASE FINAL será jogada exclusivamente por SERVIDOR. Na hipótese de haver jogador classificado para a FASE FINAL que não tenha condições de adequar-se a esta norma a Diretoria do Clube estudará uma forma de superar essa dificuldade.

Os grupos de Preliminar da Taça Brasil serão identificados seqüencialmente , pelo ano de inscrição dos jogadores , contendo a identificação da versão em disputa , da seguinte forma: TBI (SD) Prelim 01/11 ou TBI (PO) Prelim 01/11, devendo a futura identificação das Semifinais obedecer o mesmo critério. Somente as finais, terão numeração seqüencial com indicação da versão.




PRÊMIOS E DIREITOS:


* Semifinalistas: Ingresso na Categoria Especial, para os sócios da Categoria Aberta;
* Finalistas: Ingresso na Categoria Superior para os sócios da Categoria Especial; direito de participar da próxima semifinal de Taça Brasil; direito de participar da próxima semifinal de CBI para os 5 primeiros colocados;
* Campeão: Direito de participar da próxima final de CBI; da próxima final de Taça Brasil e uma linda Taça alusiva;
* Em qualquer das fases, dependendo do nivel de força dos grupos que se organizarem, o direito de disputar 1/2 norma de Mestre Brasileiro de Xadrez Postal (Espera-se que a fase semifinal atinja o nível de força mínimo necessário; rating médio de 1150).

NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO

PARTICIPE ! INSCREVA-SE JÁ ! PARTICIPE ! INSCREVA-SE JÁ !

Fonte: http://www.cxeb.org.br/

Nenhum comentário: