quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

XADREZ EM JARDIM DE ANGICOS-RN

Campeonato de Xadrez em Jardim de Angicos-RN

Campeonato de Xadrez desafia alunos da Miguel Teixeira
O aluno Denílson Rodrigo da Silva da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Cel. Miguel Teixeira de Jardim de Angicos, foi o vencedor do 1º campeonato interno de Xadrez.

Denílson apesar de ser principiante, aos poucos foi adquirindo experiência vendo os jogadores de outras salas e até mesmo da sua turma disputar uns contra os outros.

Ao prestar atenção como cada um jogava, procurou montar qual seria a sua melhor estratégia para jogar contra seus oponentes, assim conseguindo de “pouquinho em pouquinho” surpreender e ganhar os oponentes mais fortes.

A final foi disputada por três jogadores: Elissando de Moura, Arthur Câmara Nobre Barreto e Denílson Rodrigo. O vencedor jogou primeiro contra o jovem Arthur. Este jogo foi bastante disputado, decidido nos pontos.

No outro jogo teve o confronto entre Elissandro x Arthur. Este também foi bastante disputado, com a vitória também nos pontos, assim Elissandro saiu vitorioso do confronto.

Chegou o jogo mais esperado o ultimo jogo, a disputa para ver quem é o melhor jogador de Xadrez, o confronto realizado entre Denílson x Elissandro, o jogo foi bastante disputado, mas esse não foi nos pontos, e sim em uma brilhante jogada de Denílson deu um Xeque-Mate em Elissandro.

Denílson Rodrigo se concretizou o melhor jogador de Xadrez do 3ª série do Ensino Médio e uns dos melhores do colégio. A competição foi orientada pelo professor de Matemática – Sezimar Fonseca, que trabalha esta modalidade na escola.


Arthur (3º), Elissandro (2º) e Denilson (1º)

Palavras do professor Sezimar
O Xadrez é um dos esportes mais praticados no mundo,assim como o futebol. É um grande impulsionador da imaginação contribuindo para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio.

Esse esporte desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória. O Xadrez é capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.



E é por esse e por muitos outros motivos que o xadrez faz parte do currículo da Escola Estaudal Cel. Miguel Teixeira, sendo trabalhado em toda as turmas do Ensino Médio.

A idéia básica de proporcionar aulas de xadrez para adolescentes reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares.

Fonte: http://profsezimar.com/campeonato-de-xadrez-desafia-alunos-da-miguel-teixeira-5164/

Nenhum comentário: